Dicas felizes de limpeza externa de PCs para preguiçosos

O título é de impacto, mas antes de mais nada quero deixar bem claro que não sou profissional e nem muito entendida do assunto. Ok, eu ajudo na limpeza da minha casa há mais de uma década e sempre fui a única responsável pela limpeza do computador - todo mundo achava que era uma máquina misteriosa que poderia explodir se fosse tocada de maneira errônea. Na verdade, eu ajudei a construir esse mito para manter as pessoas longe da minha querida máquina, mas isso não vem ao caso agora!

Resolvi escrever este post feliz porque eu sei que tem muita gente por aí que não liga a mínima pra limpeza do seu fiel companheiro de todas as horas, o computador. Isso sem falar no pessoal que come enquanto o utiliza sem maiores pudores. Eu comecei a me preocupar com isso quando um belo dia, com a máquina desligada, eu dei uma boa olhada para ela e seus periféricos.
A conclusão foi "como eu estava colocando as minhas mãos NISSO até hoje?!".

Como estamos falando de usuários preguiçosos, comprar aqueles plásticos protetores não adianta nada. Simplesmente porque nós não vamos nunca nos lembrar de colocá-los depois do uso e, se outra pessoa da casa se lembrou de fazê-lo, nós teremos preguiça de retirá-lo sempre antes de começar a usar de novo. Isso só funciona para aqueles periféricos que não usamos sempre, como o scanner e a impressora. Não precisa ser o protetor de plástico "oficial", pode ser uma toalhinha florida feliz que já ajuda bastante.

Uma das maiores inovações neste sentido foi, com certeza, a popularização dos gabinetes, teclados e mouses pretos. A poeira pode aparecer mais fácil, mas pelo menos não ficam escandalosamente encardidos para sempre.
Sem falar que ter tudo preto é clássico, estiloso, emagrece e nunca sai de moda, meu amor.

Este da foto ainda tá bonitinho, mas daqui um tempo...

Para realizar a faxina, serão necessários apenas 3 coisas: um pano, ou flanela, umedecido apenas com água; outro pano, só que seco e um aspirador. Existem produtos de limpeza específicos para cada periférico no mercado, como para monitores LCD, acho que eles devem ser muito interessantes mas, novamente, estou levando em consideração que o faxineiro em questão seja um preguiçoso como eu, heh.
E claro, nem pense em usar outros produtos de limpeza porque não vai dar certo!

Limpar tudo com o pano umedecido para tirar o pó é básico. O pano seco serve para tirar aquelas poeirazinhas que insistem em ficar e pra deixar a tela do monitor lisinha, sem as "pegadas" do pano. A faxineira do lugar onde eu trabalhava parecia que passava o pano que ela usou pra limpar a cozinha no meu monitor. Era medonho ver os círculos desenhados pela GORDURA quando eu ligava o PC.

Já o aspirador serve para limpar os mais difíceis: o teclado e o mouse.
Eu costumo virar o teclado de ponta cabeça e chacoalhá-lo para fazer a sujeira que tá lá dentro cair. Mesmo assim ainda passo o aspirador, sem nenhum bico, pra tirar sujeirinhas que possam ter sobrado e a poeira que fica nos ladinhos das teclas. Nem sempre é suficiente, mas acho que os preguiçosos se contentam em só passar um pano por cima das teclas pra finalizar.

Se alguém ainda usa mouse com bolinha, não tem como fugir do trabalho de abrir, retirar a bolinha e catucar lá dentro pra sujeira desgrudar. Independente disso, ainda tem a sujeira acumulada entre os botões, scroll e frisos. Às vezes é preciso cutucá-la também usando um palito de dente, ou, no caso do scroll, de passar um pano umedecido antes. Não é necessária precisão cirúrgica pra isso, é só cutucar pra facilitar o trabalho do aspirador mesmo.


Deu pra sacar que o aspirador salva a pátria né? Se quiser aproveitar o embalo, ele também pode ser usado pra limpar o interior do gabinete, só que com muito mais moderação. De vez em quando essa limpeza é necessária, pode até melhorar o desempenho e com certeza ajuda no barulhão que a sua máquina pode estar fazendo.

Com os cabos eu não tenho muita paciência não. Só alguns deles estão com os excedentes presos com araminhos e vez ou outra eu passo o aspirador lá na parte de trás da mesa pra tirar o grosso. E só de vez em nunca que eu os limpo direitinho com pano; geralmente preciso de um motivo maior como quando eu vou trocar algum periférico por um novo ou mudança de residência.

Espero que tenham pelo menos se entretido um pouco com este post e se ele for de alguma ajuda, será melhor ainda! \o/

2 comments:

Samuel disse...

Só toma cuidado com o pano úmido e o LCD. Nesse caso, seria melhor comprar o produto específico mesmo.

O problema é que líquido pode escorrer pela tela e, ao chegar embaixo, entra pelo cantinho lá pra dentro do monitor, e água + eletricidade cê já sabe o cocô que dá.

Segundo o que eu li, esse kit de limpeza nada mais é do que um paninho bem fofo e um produto em forma de gel, justamente pra não escorrer pra dentro do LCD ^^

Miyu disse...

Aaaah mil desculpas, deveria ter escrito LEVEMENTE umedecido.
É que pra mim é automático limpar o que for com um pano não tão molhado, bem torcido.