Feiras de animais clandestinas

Resolvi escrever este post depois de ver esta notícia. O lugar descrito é bem em frente ao pet onde levo a minha cachorrinha religiosamente a cada 15 dias para tomar banho. Às vezes passávamos lá só pra ver, mas ao mesmo tempo ficávamos com muita dó.
Os coitadinhos passavam o dia sob um solzão, alguns dentro de caixas de papelão e com poucos cuidados. Vimos uma vez um filhote de chow chow vomitando, enquanto a vendedora o limpava de qualquer jeito, dizendo que era normal porque ele tinha comido demais. -_-"

Nas últimas semanas, realmente vimos alguns carros da prefeitura fiscalizando e uma vez até levaram alguns cachorrinhos. Mas não adianta, é só dobrar a rua que lá estão eles, vendendo filhotes nos portas-mala dos carros.

Esta prática é uma de tantas outras que são erradas e que dificilmente serão erradicadas por aqui. É muito fácil colocar cachorros para cruzarem e encontrar pessoas que não resistam à fofura dos filhotinhos.

Antes esses criadores vendiam suas "mercadorias" na frente do parque Villa-lobos, ou seja, a poucos metros de distância deste mesmo pet e em condições ainda piores.
Foi nessa feira que compramos o Flick, o poodle que já citei aqui no blog. Na época o compramos por dó mesmo, porque nas condições em que ele se encontrava não duraria muitos dias. Ele viveu só mais 5 anos, quando deveria ter vivido muito mais mas afinal não sabíamos de onde ele veio, como eram os pais e em que condições ele foi criado até o dia que o encontramos.


Não adianta comprar pela afeição, pela dó, ou pelos preços mais baixos: de um jeito ou de outro este tipo de negócio lucra e mais gente irresponsável entra nele. É tão difícil quanto não dar esmola para uma criança no farol, mas não podemos fazer essas rodas do dinheiro fácil a qualquer custo girarem.
Ao mesmo tempo, há tantos outros cachorros abandonados, esperando por um lar e pessoas que os cuidem e que são tão cachorros quantos os de raça.
Sempre há soluções honestas que se encaixam às condições de cada um.

2 comments:

Samuel disse...

Quando Jesus era vivo, ele destruiu uma feira dessa no tapa e no chutão.

Cadê o Inri Cristo quando se precisa dele? Hahahahaha!

Ô, permite uma propaganda?
Aqui ó: http://gapbg.blogspot.com

GAP é "Grupo de Assistência aos Peludos". É uma ONG de Barra do Garças-MT que cata bicho na rua, cuida e dá em adoção. Uma das dirigentes é uma amiga minha que conheci no Ragnarok.
Quem mora perto e quer ter um bichinho sem dar grana aos aproveitadores, eis a dica.

Teena in Toronto disse...

What a cutie!

Happy blogoversary :)