Tirando meu passaporte

Talvez este post ja não tenha mais utilidade no futuro, afinal eu espero de coração que daqui um tempo as coisas na polícia federal se normalizem e que as pessoas consigam ter seus passaportes em duas semanas. Estou relatando o que passei para conseguir o meu porque com certeza minha natureza de cobaia me fez resolver tirar o passaporte bem quando estão trocando o modelo, os programas, a empresa que faz sei lá o que - pelo menos foram as desculpas que me deram.

Tudo começou no final de fevereiro, quando entrei no site deles para preencher a minha solicitação. Nada de muito anormal, no final havia uma guia de R$ 137, que poderia ser paga em qualquer banco (e cujo comprovante deve ser bem guardado porque eles ficam com ele depois), e a instrução para agendar seu atendimento em um dos postos da polícia federal pela internet.

E foi aí que começou a enrolação. Chequei todos os postos e não havia nenhum horário disponível até o dia seguinte. No posto do shopping light pelo menos aparecia que não tinham horários até o final de março. Não sei porque raios não aparecia nada sobre as outras datas, só até o dia seguinte. Indo por essa “lógica”, quando então eu conseguiria entrar no site na hora que eles disponibilizassem o outro dia?

Então comecei a acessar a maldita página dos agendamentos todos os dias em vários horários diferentes... e nada. Pior que já tinha pago a taxa feliz e comecei a me preocupar com a possibilidade de demorar tanto pra agendar a bagaça que cancelariam minha solicitação. Foi aí que em uma noite aleatória, no meio de março, entrei como sempre no site e... 4 horários igualmente aleatórios surgiram na unidade central (acredito que foi graças a uma macumbinha boua, só pode ter sido xD)! Consegui escolher correndo a primeira delas, no dia 8 de abril, meio dia, e deu certo. Aleluia!

Chegando lá no dia marcado... jezuis, o que era aquela fila!? Tinha uma enorme do lado de fora do prédio pra passar pela recepção e, mesmo com horário marcado, tinha outra lá dentro pra passar pela triagem. Alias no site eles recomendam que você chegue bem antes no local justamente por causa disso e, dependendo de onde você mora, recomendo que saia de casa mais cedo ainda porque chegar lá por transporte público é um saquito. No meu caso, tive a sorte dupla de ter uma irmã que mora relativamente perto e que tem contatos lá dentro, hehe. Independente disso, o processo é rápido e indolor. Documentos de identificação, título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição. A foto é tirada na hora e é tudo digital: inclusive a assinatura , que é feita em cima de uma tablet da wacom O_O.

Na semana seguinte voltei lá, entreguei meu protocolo e 15 minutos depois me chamaram em um guichê para provar que eu era eu mesma, conferir os dados e pegar o bichinho pronto. Uhul! /o/


Em breve a segunda parte da aventura: o visto. xD

1 comments:

Fernando disse...

Visto jah foi!!! hihihi :3 macumba mode! =D