Jujuba x Bala de Goma

Algumas coisas são chamadas de jeitos diferentes dependendo da localização no páis, um mesmo termo pode até ter significados completamente distintos por causa disso. Isso sem falar dos dialetos que só fazem sentido em seus locais de origem, ou ainda dos sotaques que podem distorcer tudo.

Uma das coisas que mais me intrigam é o caso da jujuba e da bala de goma. Ou os termos se trocam para designar determinada guloseima ou simplesmente significam a mesma coisa (mas acho estranho que dois doces tão diferentes visualmente possam ser chamados da mesma maneira).

Não precisei andar muito para encontrar pessoas que chamam a jujuba de bala de goma e vice versa. Tirando uma média dessa pesquisa (nada organizada e muuuuito útil), temos por essas bandas:

• Jujuba:


• Bala de Goma:



PS: Alguém conhece alguém que goste da jujuba azul? xP

21 comments:

Anônimo disse...

Eu discordo, você está invertendo as coisas, o que você esta chamando de jujuba é a bala de goma e vice versa.

Por favor, ajuste seu post e não cometa mais esse erro. xD

Fernando disse...

eu achava q os dois era chamados de jujuba ahahahah!

Ana disse...

Como assim o povo confunde? O_o
Jujuba é muito mais rox! Adorooooo!
(agora deu vontade! ahuahauha)
xD

Anônimo disse...

Acrescenta mais um termo aí à lista: Delicado. Aí já não é mais regionalismo, é uma marca comercial mesmo. As jujubas aí da foto vêm num saquinho com isso escrito. E as balas de goma, são as jujubas.

Bah, mas na barriga é tudo a mesma coisa >=D

Anônimo disse...

gente que coisa!
se trocar as fotos, ok, senão você não vai conseguir comprar balas no Rio.

e "bala de goma" chama "delicado".
(bala de goma = gummy bear)

abraço ;D

Miyu disse...

Delicado é nova o.O

E Gummy Bear é outra categoria completamente diferente, são os ursinhos gelacosos:
http://nhstateprisonorder.com/osc/images/Gummy%20Bears.jpg

E não sou só eu que acha que as jujubas são as de formato feijãozinho xD
http://capinaremos.com/2008/11/jujubas-fail

Ediane disse...

É o seguinte, uma pesquisa mas detalhada, talvez com o History Channel, deva ser feita! hahaha! Eu adoooooooooooro a primeira, que eu nao sei como se chama, so sei que a segunda, a com acucar por cima é que é a JUJUBA!!! e acredito que as duas sejam subdivisoes das Balas de Goma!ok???

ediane disse...

ah...esqueci de dizer...minha irma adoooora as balas lisinhas (as primeiras)AZUIS! ainda bem ne??? pq assim eu nao as jogo fora e fico com peso na consciencia!eu dou pra ela, TOOOODAAAASSS! KKKKK

Alinny disse...

eu gosto das jujubas azuis...9eu chamo os jelly beans de jujubas e as outras de balas de goma).

Lanay disse...

Aqui em Floripa é exatamente como está no seu post. Na verdade, essa primeira, lisa, eu nem sei como se chama aqui, pois não é muito popular. Mas essa com açúcar em volta, é chamada de bala de goma mesmo. E eu amo as duaaaaaaas! *-*

Reginaldo disse...

eu tbem moro em floripa e aqui realmente é exatamente como está neste blog.. vc está corretíssima.. uma menina burra ficou teimando comigo, e eu mandei este link.. :) ela ficou caladinha(Y) uhsauhsashua.. este link está corretíssimo!

Alírio disse...

Preste atenção!!! Jujuba e Delicado eram os nomes de dois tipos diferentes de bala, que em um passado era fabricado pela Kibon. A Jujuba é aquela com açucar por fora e a Delicado é a lisinha por fora.
Não tem essa de nomes diferentes em locais diferentes.
Portanto Jujuba era um nome dado pela Kibon à bala de goma normal, com açucar por fora.
O caso da Delicado é o mesmo. É bala de goma, só que lisa por fora.
Porque sei disso? Tenho 51 anos e quando criança, fiz muito uso dessas deliciosas balinhas!!!

isabel disse...

O Alírio está corretissimo, gente a 1º foto dessas balinhas são chamadas de delicado, a 2º foto são balas de gomas,mas antigamente + ou- na decada de 70 ou 80 foi lançada uma balinhas que vinham em saquinhos pequenos embalagem laranga com a foto de um leãozinho sentado de desenho o nome era JUJUBA, elas eram no mesmo formato da bala de goma, mas gente vcs não imaginam para quem já gosta de bala de goma o gosto daquelas balas eram muito mas muito bom, eu era criança então não me lembrava quem era o fabricante mas coversando com algumas pessoas eles me disseram que era fabricado, agora pasmem pela kibon, seria tão bom se eles voltassem a fabricar essas balas, vcs iriam ver a dif no gosto da jujuba com a bala de goma atual
podiamos enviar diversos emails para a kibon voltarem a fabricar essas deliciosas mas deliciosas mesmo JUJUBAS

savio disse...

A gente esta muito velho. Aquela balinha de goma pequena era vendida com a marca comercial de jujuba e a jelly beans era comercializada no Brasil com o nome de delicado.

Unknown disse...

A azuis são as melhores... queria muito comprar um saco só delas... :(

Anônimo disse...

gente prefiro bala de goma

Anônimo disse...

pra mim está correto, nem sabia q chamava jujuba de bala de goma, em bh é assim, não gosto das azuis, tem um gosto estranho

♥Gabriela Bosa♥ disse...

A-M-O as jujubas azuis
São minhas favoritas
É de anis.....kk

Sandro D. Ramos disse...

A postagem está INCORRETA. Favor corrigir.
A balinha açucarada que é a JUJUBA e a oval brilhante que é a bala de goma. A bala de goma é feita de açucar, glucose, corantes e outros lixos (péssima para a saúde) e a jujuba é feita com restos de animais para a extração de colágeno. Assim como as gelatinas.

Unknown disse...

Também são as minhas favoritas... Rsrs

Anônimo disse...

As Jujubas devem ser uma facção dissidente das Balas de Goma comuns.