Reforma Ortográfica

Ano novo, vida nova e ortografia nova também!

Como os noticiários felizes já informaram, a ortografia nova está aí e todo mundo vai ter que se adaptar a ela. Resumindo, desaprendi a escrever! Não acredito que eu vá me adaptar em 2 anos, como sugerem as previsões dos especialistas. Afinal a tia Maria Lúcia se esforçou tanto para que eu aprendesse a ler e escrever desse jeito e agora, depois de tanto anos, vou ter que reaprender?

Estou fazendo um pouco de tempestade em copo d'água, mas é que algumas das regras novas me assustaram mesmo. Incluírem o k, w e y no alfabeto e abolirem a trema ainda vá lá; mas que história é essa de tirar os acentos das palavras de mesmo sentido, sendo que o acento tava lá justamente para diferenciá-las, e os dos ditongos abertos ei e oi das paraxítonas?
E as novas regras malas para as palavras compostas? Agora temos que escrever micro-ondas e antissocial! (por sinal o corretor ortográfico do navegador também não concorda com essas mudanças e está sublinhando estas palavras, hehehe)

Não sou nenhuma especialista em linguística (na verdade estou bem longe disso), mas essa reforma me parece desculpa esfarrapada pra simplificar o idioma. Só existem 8 países nesse mundão de meu deus que falam português e, até onde eu saiba, em cada lugar a língua ganhou peculiaridades que essa reforma não vai (e nem poderia) suprir.

De qualquer maneira, como é regra que vale para todo mundo, vou tentar me lembrar de me corrigir por aqui o máximo que puder. Se algo escapulir, por favor me avisem!

Pra quem quiser saber como vai rolar essa atrocidade, aqui nessa notícia da folha tem uma explicação feliz em flash. Definitivamente, não sou a pessoa mais indicada para explicar essa parada.

5 comments:

Anônimo disse...

Deus se escreve com letra maiúscula...

Miyu disse...

Oi Anônimo! Não tem como editar os comentários (ou eu ainda não descobri como se faz isso), então publiquei só o primeiro.

Eu sei que se escreve com letra maiúscula, mas essa regra eu burlo mesmo, heh.

Anônimo disse...

Espero que burle só essa então, ok!?..(rsrsrsrs).

Miyu disse...

Eu também espero o.O"

Anônimo disse...

Essa reforma, pelo amor de deus... Eu ainda não incorporei as correções no meu texto. :(