Du iu ispringui ingrixi?



Os direitos autorais do título desta postagem são do meu pai. A gente tentou por algum tempo tentar fazer ele falar pelo menos uma frase em inglês, mas não conseguimos. Também não posso falar muito... o meu maior problema com o inglês é justamente a fala, a pronúncia. Até sei ler legal, consigo decifrar muitos textos; quando ouço faço aquele esquema de palavras-chave e no final acabo entendendo; mas falar, puxa, eu falando inglês é algo muito medonho mesmo. Até aí sou ruim pra falar algo em espanhol também e o meu japonês não tem um sotaque bonitinho, heh.

O problema de japonês (japonês mesmo, do Japão) falar inglês mal não tem a ver com genética (acreditam que até pesquisaram cientificamente isso pra ver se era verdade?) mas com o desenvolvimento da fala. O idioma japonês tem poucos fonemas e simplesmente não existe som de L, V, J e F - até onde eu me lembre. Imagine uma pessoa que nunca pronunciou esses sons desde que se entende por gente, de repente, com essa historia do inglês ser a língua global, ter que aprender a falar algo aparentemente simples como "love".

Não são só os japoneses que sofrem com isso, mas eles são os mais famosos, ou talvez os mais expostos. Mesmo tendo total ciência destes detalhes, não tem como não rir de um vídeo como este - afinal ele praticamente implora por risadas:



Ou ainda de uma imagem como essa:


(E tem muito mais delas nesse site)

Ah sim, esqueci de falar sobre a enquete que eu tinha feito aqui! Decidi que pelo menos no primeiro semestre do ano que vem vou fazer inglês mesmo, aí dependendo do andar da carruagem eu continuo ou mudo o meu caminho pro nihonguês.
Indecisão é dose, hehehe!

0 comments: