Japão em cada um de nós


Em homenagem ao quase inédito centenário da imigração japonesa, o Banco Real apresenta esta exposição feliz naquele espação que tem dentro da agência da Avenida Paulista. Já que era em um lugar super acessível, não me custou muito ir lá dar uma conferida no que tinha de bom.

O espaço era grande, mas não o suficiente para ter tanta coisa exposta assim. A idéia era mostrar como foi a vida dos imigrantes e o legado que eles deixaram não só para os seus pobres descendentes, mas também para a sociedade brasileira.


O que eu mais gostei foram dos terminais onde era possível encontrar as datas, o navio, a origem e o destino dos meus avozinhos que foram doidos o suficiente para vir pra cá. De um lado da família foi bem fácil, afinal o sobrenome é bem raro, mas do outro não consegui de jeito nenhum. Desconfio que eles trocaram de nome em algum momento da jornada para nunca serem achados, hehehe!

Não tinha nenhuma grande novidade ou alguma raridade daquelas. A intenção da coisa nem era de ser realmente grandiosa e revolucionária, mas meramente informativa.
Sendo assim creio que ela cumpriu bem o seu papel e, como eu havia dito antes, não custa mesmo dar uma passadinha por lá quando estiver perambulando pelo lado civilizado de São Paulo.

Para ver mais fotos (que nem são tantas assim xD), é só clicar aqui!

1 comments:

Ferny disse...

eeeita q legal! Pena q se eu for tentar achar o sobrenome meu em alguma listinha da imigracao chinesa, vai ter uns 2.000 Chen's da vida q foram loucos o suficiente pra vir pra cah...